sexta-feira, 14 de março de 2014

NFL: A maior liga esportiva da América

Boa Tarde e bem vindos ao Jornal NFL!!

O post de hoje é sobre a NFL e sua história de glória.
A National Football League  como conhecemos atualmente foi fruto de várias mudanças ao longo das decadas de 1920 até 1960. Houveram algumas mudanças nas décadas seguintes que também mencionarei. Depois explicarei como funciona a liga
o símbolo atual da NFL.
História:
Tudo comecou em 1920 quando a NFL foi criada, porém esse nome só veio em 1922
Em 1933 a liga adotou o sistema de playoffs, e passou ater suas próprias regras ( antes era usado as regras do futebol americano universitário) mais tarde, em 1950, a NFL se fundiu com a AAFC (All America Football Conference) e os times do Cleveland Browns, do Baltmore Colts ( mais tarde virou Indianapolis Colts) e o San Francisco 49'Ers se juntaram a liga, os times que já estavam e estão na liga atualmente ( alguns times deixaram de existir) eram o Chicago Cardinals ( atual Arizona Cardinals) ,o Decatur Staleys ( atual Chicago Bears) , o Los Angeles Rams ( atual St. Louis Rams) e o Green Bay Packers.
Em 1960 a AFL ( American Football League) foi criada para concorrer contra a NFL, após 6 anos de forte concorrencia, a AFL e a NFL se fundiram e criaram a NFL como conhecemos, com duas conferencias, a NFC ( National Football Conference) formada pelos times da NFL, e a AFC ( American Football Conference) formada pelos times da AFL. decidindo o campeão da NFL em um único jogo a cada ano, o Superbowl ( final entre um time da NFC contra um time da AFC).
Com as 2 grandes ligas juntas começou um grande crescimento do futebol americano profissional no país, foram criadas mais divisões em cada conferência, o que fez aumentar o número de times que disputavam os playoffs, a temporada de 1972 viu o único campeão invicto da história da liga, o Miami Dolphins, em 1977 entraram na liga o Seattle Seahawks e o Tampa Bay Buccaneers expandindo a liga para 28 times, completando a meta estabelecida para essa quantidade de times na fusão da AFL com a NFL, em 1978 os playoffs passaram a conter 10 times, com o sistema wildcard.
Uma greve dos jogadores em 1982 fez reduzir os jogos da temporada para 9 para cada time, um sistema especial de playoffs foi adotado contendo 16 times. Em 1984, o Baltmore Colts se transferiu para Indianapolis. Em 1987 outra greve dos jogadores fez a quantidade de jogos diminuir para 15. Em 1988 o Cardinals se transferiu de St. Louis para Phoenix. ( Arizona)
Em 1990 os playoffs passaram a conter 12 times adicionando mais 2 aos wildcards. Em 1995 houve uma expansão para 30 times com a entrada do Carolina Panthers e do Jacksonville Jaguars e a realocação de 2 times de Los Angeles, o Rams que se transferiu para St. Louis e o Raiders que se transferiu para Oakland. Em 1996 o Cleveland Browns tentou se mudar para Baltmore porém a NFL interviu dizendo que o time deveria manter seus títulos e seu nome em Cleveland, o Browns se manteve, e foi criado o Baltmore Ravens. Em 1997 o Houston Oilers se transferiu para Nashville e em 1999 mudou o nome para Tennessee Titans.
Em 2002 houve um reagrupamento de 3 para 4 divisões por conferência, também no mesmo ano houve o ingresso do 32º time o Houston Texans.
 Como funciona a liga:
Como já disse, existem duas conferências ( NFC e AFC) , as duas são divididas ainda em mais 4 conferencias regionais  de 4 times cada, North, South, East e West (Em português Norte, Sul, Leste e Oeste). Na NFL temos a pré temporada, a temporada regular e a pós temporada( Playoffs).
Na Temporada regular, cada time enfrenta seus 3 rivais de conferencia em jogos de ida e volta, mais 10 jogos contra times sorteados. São 17 rodadas com 16 jogos ( alguns times não jogam em uma rodada, chamado de teams on Bye Week)
Os playoffs (ou mata-matas) são disputados no mês de janeiro. É disputada em jogos únicos por 12 times, os 8 campeões das 8 divisões, mais os 2 melhores de cada conferência que não ganharam sua divisão (o chamado Wild-Card). Os playoffs de cada conferência são separados e disputados por seis times cada.
Em cada conferência, os 4 campeões de divisão são classificados com os números de 1 a 4, na ordem da melhor campanha na temporada regular. Os dois times de Wild-Card recebem os números 5 e 6. Na primeira semana dos playoffs, chamada de "Wild Card Weekend" (em geral o primeiro fim de semana de janeiro), o time 3 pega o time 6 e o time 4 pega o 5, enquanto os times 1 e 2 não jogam pois já estão na próxima fase. A segunda semana é chamada de "Divisional Playoff", e corresponde às semifinais da conferência. O time 1 pega o pior time que avançou do "Wild Card Weekend", e o time 2 pega o melhor time a ter avançado do "Wild Card Weekend". Finalmente, na terceira semana há a final da conferência. Todos os confrontos são em jogo único disputado na casa do melhor time (com a melhor classificação na temporada regular). O campeão de sua conferencia representa-a no Superbowl. Os outros times se juntam e fasem o Pro Bowl, que é disputado no Hawai, onde os melhores jogadores de sua conferencia fazem um time e jogam  NFC X AFC, esse sistema de Pro Bowl não é mais usado . Excepcionalmente em 2014, o Pro Bowl foi uma fusão das duas conferências e não um embate entre elas. Assim, no dia 22 de janeiro houve  uma espécie de Draft, onde cada time foi selecionado. A estratégia visa uma maior competitividade e dois times mais fortes que os de costume dos combinados de conferência. Os técnicos de cada equipe foram  os membros do Hall da Fama Jerry Rice e Deion Sanders.

E então, gostaram da NFL?  Fique ligado pois ainda nesse final de semana sairá um post explicando o Draft ( passagem de jogadores do futebol americano universitário para a NFL) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário