Boa tarde a todos e bem vindos ao Jornal NFL!!
O post de hoje é um manual para você entender como funciona
o jogo de futebol americano
Comecemos então pelo
tempo de uma partida:
Um jogo de futebol americano é divido em 4 quartos de 15 minutos, com um intervalo
maior entre o segundo e o terceiro quarto, os 15 minutos na verdade demoram
muito tempo para passar, pois cada time tem 3 tempos para pedir, a cada jogada onde o jogador sai do campo com
a bola o relógio para e há também mais
duas paradas automáticas faltando 2 minutos pro final do 2º e do 4º que é o chamado “Two Minute Warning”.
O jogo também para quando os árbitros da partida querem
rever uma jogada, os técnicos de cada time também podem pedir para os árbitros reverem
uma jogada jogando uma flanela vermelha no campo, mas isso lhes custaria um
tempo, e esse recurso só pode ser usado pelo time uma única vez no jogo todo.
Agora vamos saber
como o jogo começa:
O futebol americano é um jogo onde a posse de bola de um
time é constante, e não tem muitas trocas de posses como um jogo de Rugbi ou de
futebol, mas tem outro tipo de troca de posse de bola rápido que são as interceptações,
porém mais tarde chegarei nelas
A posse de bola inicial do jogo é decidida num cara X coroa,
o time vencedor pode escolher entre receber a bola e começar atacando ou decidindo
o lado do campo que prefere defender
Se o time que venceu optar por receber a bola, o time
adversário deve chutar a bola na linha de 35 jardas do seu campo para o campo
do adversário, o que é chamado de “KickOff”
Chegamos num ponto onde podem acontecer algumas
possibilidades:
- Se a bola cair dentro da área da EndZone ( área de 10
jardas no final de cada lado do campo e onde os times têm que chegar para
marcar o touchdown)
sem que o jogador do time que recebe a
bola segure-a, é considerado um TouchBack e ai o jogo começa na linha de
20 jardas do campo de defesa do time atacante, a mesma coisa acontece se o
jogador recebe a bola na EndZone e agache, colocando o joelho no chão.
Se o jogador agarrar a bola dentro da EndZone ele pode também
correr para o outro lado do campo.
-Se o jogador receber a bola fora da EndZone, ele então pode
balançar um dos braços para sinalizar uma FairCatch
, o que significa que onde o jogador receber essa bola ele não pode ser
tocado pelo outro time e o jogo começa com a bola onde ele sinalizou a jogada,
o FairCatch só é valido se ele agarrar a bola.
Ele pode também correr para a EndZone do outro lado do campo
para marcar um Touchdown, o time adversário (que chutou a bola) então deve
impedir que isso aconteça, e o time que recebeu a bola deve impedir o time adversário
de derrubar o seu jogador.
-Se esse jogador
tentar agarrar a bola mas deixa-lá escapar, é considerado um Fumble , o que deixa a bola sem dono,o
primeiro jogador que conseguir pegar ela se for do time que recebeu a jogada
continua normalmente, porém se o jogador que recuperou a bola for do time adversário,
a bola muda de dono ( OBS: UM FUMBLE PODE ACONTECER TAMBÉM NUMA JOGADA COMUM, QUANDO
UM JOGADOR COM A BOLA FOR DERRUBADO E SOLTA-LÁ ANTES QUE COLOQUE SEU JOELHO NO CHÃO)
Aqui está o link com um vídeo de um KickOff que resultou em
um Touchdown feito pelo Pittsburgh Stellers contra o Tenesse Titans:
Passamos então para o
jogo:
O time que está atacando tem 3 tentativas para passar 10
jardas, se isso se concretiza, o time então recebe a meta de mais 10 jardas de
onde o seu jogador com a bola parou, e isso se repete até que o time chegue no tão
sonhado touchdown, que dá 6 pontos para o time, ainda há o point after , que é um field goal curto que se for concretizado dá
mais um ponto para a equipe, o time pode também depois do touchdown fazer uma 2-point conversion, que é uma jogada
comum na linha de 5 jardas do campo de ataque, ou seja, o time tem uma chance
de cruzar essas 5 jardas e com esse feito conseguir 2 pontos para o time ao
invés de 1.
Nessas 3 tentativas o time pode:
-Lançar a bola para seus jogadores
-Correr com um determinado jogador
Se o time não consegue cruzar as 10 jardas nas 3 tentativas
ele pode:
-Chutar um Punt e devolver a bola para
o time adversário
A imagem acima representa um punt
-Chutar um Field Goal e tentar acertar
a bola no “Y” do adversário, o que se for concretizado resulta em 3 pontos para
o time ( se ele errar o time adversário começa a atacar com a bola no mesmo
lugar onde o chute foi realizado)
A imagem acima representa um field goal
-Tentar correr ou lançar mais uma vez para passar as 10
jardas ( se o time não conseguir, a consequência da jogada é a mesma do field
goal)
Aqui estão alguns vídeos de jogadas como um passe , uma
jogada corrida, um punt e um field goal:
http://www.youtube.com/watch?v=Ka4y2kFbyQE
– um passe histórico feito por Steve Young, na ultima jogada da partida,
resultando em um touchdown e garantindo a vitória do San Francisco 49’Ers sobre
o Green Bay Packers na temporada de 1998-1999 (repare na reação do narrador)
http://www.youtube.com/watch?v=BDOBejlx7Us
– uma corrida sensacional feita por
Marshawn Lynch para um touchdown do Seattle Seahawks contra o New Orleans Saints.
http://www.youtube.com/watch?v=9prEhmGafqM
– um punt retornado para touchdown feito por DeSean Jackson para a vitória sofrida
no final do Philadelphia Eagles sobre o New York Giants na temporada de
2011-2012 ( repare na reação do técnico dos Giants com o kicker que chutou o
Punt)
http://www.youtube.com/watch?v=hOXNYq48_zI
– um field goal de 63 jardas acertado por Matt Prater, garantindo a vitória do
Denver Broncos sobre o Tenesse Titans e quebrando o recorde de field goal mais
longo da história da NFL, isso aconteceu na temporada 2012-2013
E assim terminamos esse post, se você gostou, compartilhe e
fique ligado para mais posts!!! Amanha mesmo já colocarei um novo post sobre os
nomes das posições dos jogadores e suas funções
Obrigado e até amanha!!
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