sábado, 28 de fevereiro de 2015

Histórias da NFL: Al Davis

Boa Tarde e bem vindos todos ao Jornal NFL!!!
Após um tempo sem postar estamos de volta com a serie "Histórias da NFL", essa semana falaremos de um dos pioneiros da NFL, ele que foi comissário da AFL, Treinador, General Manager e dono do Oakland Raiders, Al Davis.
Início nos Chargers, primeiro contato com os Raiders, início da rivalidade com Pete Rozelle
Davis comecou a sua carreira na Universidade de South California (USC) e logo depois virou assitente técnico no Los Angeles Chargers, pouco antes da equipe se mudar para San Diego, além dele, outro técnico com história na NFL comecava sua carreira, trata-se de Chuck Noll, que fez história com o Pittsburgh Steelers, mas isso é assunto para próximos "Histórias da NFL".
Logo após a mudança, Davis poderia ter ido para o Raiders em 1962 porém ele não estava interessado no cargo, após uma péssima temporada de Oakland no mesmo ano, abriu se nova oportunidade que foi aceita, Davis foi  mais jovem da AFL a assumir esse cargo e ficou de 63 até 65 como técnico da equipe, obteve 23 vitórias em 42 jogos (23 vitórias, 16 derrotas e 3 empates).
No ano de 1966, a AFL ainda estava se juntando a NFL (Os Superbowls das temporadas de 1965-1966 e 1966-1967 eram o campeão da AFL contra o campeão da NFL) e Al assumiu o posto de comissário da AFL, infelizmente não durou muito, após um ano a fusão NFL-AFL foi completa e uma cláusula do contrato dizia que Pete Rozelle (Comissário da NFL na época) ficaria como único comissário, algo que acabou deixando Davis furioso e ali comecou uma grande rivalidade que se estenderia pelas décadas de 70 e 80.
Davis de volta a Oakland
Em 1967, Al Davis voltou para os Raiders como general manager da equipe e comprou 10% da equipe, e foi apartir daí que os Raiders viraram uma grande potência.
Com Davis no cargo de Manager da equipe e John Rauch de Head Coach (Rauch foi o braço direito de Al após deixar o cargo de Head Coach) a equipe chegou a 3 finais da AFL (ou AFC) vencendo uma e perdendo as outras para Chiefs e Jets, que venceram o Superbowl. No Superbowl II os Raiders acabou perdendo para o Green Bay Packers do Lendário Vince Lombardi.
Em 1969 o então Head Coach John Rauch deixou o cargo e Al Davis colocou o treinador de Linebackers em seu lugar, era ninguém menos que John Madden, que treinou a equipe até 1978, Madden foi o técnico mais novo a conseguir 100 vitórias em sua carreira, ao obteve 112 vitórias em 151 jogos (mais de 70% de aproveitamento) e venceu o Superbowl 6.
Mesmo após Madden os Raiders se mantiveram no topo, chegando a vencer outros dois Superbowls , em 1980 e 1983, boa parte disso veio por conta da grande forma de Davis motivar a equipe, sempre assistia os jogos das laterais com seu agasalho esportivo branco e seus óculos escuros, Davis teve frases que marcam a história de Oakland até hoje, como "Commitment to Excellence" e "Just Win Baby".

Davis acompanhava todos os treinos e jogos dos Raiders, mesmo com a idade o prejudicando ele continuava com o ritual, com a ajuda de cadeira de rodas ou um andador.

Papel Maléfico e Rivalidade com Pete Rozelle
Muitos viam Davis e os Raiders como sujos, o que era em parte verdade, Davis procurava a vencer a todo custo e montou um Oakland Raiders com essa ideologia, era um time agressivo e com jogadores que jogavam sujo, Davis gostava desse papel, era provocador e se meteu em vários problemas judiciais com a NFL e com uma grande rivalidade com Pete Rozelle.
Nos esportes ao redor do mundo tivemos grandes rivalidades, na NBA tivemos Larry Bird e Magic Johnson, na Fórmula 1 tivemos Alain Prost e Ayrton Senna, no caso da NFL tivemos Pete Rozelle e Al Davis fora dos gramados.Ambos nunca se gostaram, depois da fusão AFL-NFL Pete Rozelle "passou a perna" em Al Davis e ficou como o único comissário da NFL, Rozelle fez história e ajudou
muito a liga a ser essa potência, mas Al Davis ajudou muito na parte do jogo, onde os Raiders eram o time que todo mundo queria ver jogar.
A briga entre os dois se intensificou nos anos 80 quando Davis tentou mudar os Raiders para Los Angeles, Rozelle o impediu, Davis além de processar a liga venceu o Superbowl da temporada e fez Pete Rozelle entregar o troféu com o maior desgosto para aquele que o processou. Em 1982 a corte determinou que os Raiders poderiam se mudar para Los Angeles,e advinha quem venceu o Superbowl daquele ano? Os Raiders novamente, para a raiva de Rozelle.
Essas constantes brigas deixaram Davis e os Raiders com um caráter maléfico maior ainda, conhecido por ter um time agressivo e cheio de valentões de cara feia, Davis chegou até a ganhar o apelido "The Godfather" por conta de seus polêmicos discursos.
Na foto acima temos Al Davis na entrevista após a vitória do Superbowl 13, onde ele roubou os holofotes e marcou a frase "Just Win Baby", no canto direito temos Rozelle com uma cara de quem comprou briga com o cara errado, mas para ser sincero, por mais que não se gostavam, ambos ajudaram muito para a NFL ser o que é hoje...
O lado de Davis que ninguém admirava
Apesar de Al Davis ter todo esse papel maléfico, ele tinha seu lado bom, Davis acreditava em jogadores que ninguém acreditava, ele dava chances a todos e foi por isso que ele montou uma das maiores equipes da NFL, ele contratou Art Shell o primeiro Head Coach negro em toda história da NFL e contratou o primeiro Head Coach de ascendência Latina, Tom Flores, Flores e Davis venceram dois Superbowls.
Davis tinha o espírito da liderança junto contigo, jogadores que passaram pelos Raiders diziam que quando Davis aparecia no treino, a energia e o aspecto dos jogadores mudava, o ambiente ficava serio e focado em seu trabalho, era o "Commitment to Excellence " que Davis tanto falava...
A queda dos Raiders e a morte de Al Davis
Assim como todo grande império, o império dos Raiders na NFL caiu há 12 anos, após a último Superbowl que a equipe disputou em 2003, os Raiders não conseguem uma vaga nos Playoffs de la pra cá, dentre essas 13 temporadas sem playoffs, 8 delas tiveram campanhas com mais de 10 derrotas, sendo que das 8, 7 foram consecutivas (2003-2009). O legado Davis estava em queda livre, seu estilo de administração não estava funcionando, com várias escolhas de Draft mal aproveitadas e uma interminavel troca de treinadores, Al Davis era criticado pela mídia por não estar mais nas condições de administrar a equipe após erros como a escolha de JaMarcus Russell no Draft de 2007, a frase "Just Win Baby" era motivo de criticas a Davis.Os Raiders estão tentando se reerguer até os dias de hoje, a temporada em que a equipe chegou mais perto dos Playoffs foi a de 2011, onde terminou com um recorde de 8 vitórias e 8 derrotas.
Al Davis morreu no dia 8 de agosto de 2011 por conta de problemas do coração e um câncer de pele, no fim de sua vida era visível as dificuldades de Davis, mas ele sempre manteve-se o mesmo e trabalhou até os últimos dias de existência.
                               
Mesmo com dificuldades para andar e respirar, Al Davis assistia todos os jogos dos Raiders nas Sidelines do campo.
"O Décimo Primeiro Homem"
No dia que sucedeu a morte de Al Davis, os Raiders jogaram contra o Houston Texans pela week 5 da temporada regular.
Num jogo complicado, os Raiders conseguiram virar a partida no último quarto, porém um TouchDown traria a vitória para os Texans, na última jogada da partida os Raiders conseguiram a vitória histórica, o curioso foi que a defesa dos Raiders estava com um jogador a menos naquela jogada e todos dizem que Al Davis era o jogador que faltava, por isso o apelido "The 11th Man" para essa histórica jogada.













Nenhum comentário:

Postar um comentário