sábado, 28 de fevereiro de 2015

Histórias da NFL: Al Davis

Boa Tarde e bem vindos todos ao Jornal NFL!!!
Após um tempo sem postar estamos de volta com a serie "Histórias da NFL", essa semana falaremos de um dos pioneiros da NFL, ele que foi comissário da AFL, Treinador, General Manager e dono do Oakland Raiders, Al Davis.
Início nos Chargers, primeiro contato com os Raiders, início da rivalidade com Pete Rozelle
Davis comecou a sua carreira na Universidade de South California (USC) e logo depois virou assitente técnico no Los Angeles Chargers, pouco antes da equipe se mudar para San Diego, além dele, outro técnico com história na NFL comecava sua carreira, trata-se de Chuck Noll, que fez história com o Pittsburgh Steelers, mas isso é assunto para próximos "Histórias da NFL".
Logo após a mudança, Davis poderia ter ido para o Raiders em 1962 porém ele não estava interessado no cargo, após uma péssima temporada de Oakland no mesmo ano, abriu se nova oportunidade que foi aceita, Davis foi  mais jovem da AFL a assumir esse cargo e ficou de 63 até 65 como técnico da equipe, obteve 23 vitórias em 42 jogos (23 vitórias, 16 derrotas e 3 empates).
No ano de 1966, a AFL ainda estava se juntando a NFL (Os Superbowls das temporadas de 1965-1966 e 1966-1967 eram o campeão da AFL contra o campeão da NFL) e Al assumiu o posto de comissário da AFL, infelizmente não durou muito, após um ano a fusão NFL-AFL foi completa e uma cláusula do contrato dizia que Pete Rozelle (Comissário da NFL na época) ficaria como único comissário, algo que acabou deixando Davis furioso e ali comecou uma grande rivalidade que se estenderia pelas décadas de 70 e 80.
Davis de volta a Oakland
Em 1967, Al Davis voltou para os Raiders como general manager da equipe e comprou 10% da equipe, e foi apartir daí que os Raiders viraram uma grande potência.
Com Davis no cargo de Manager da equipe e John Rauch de Head Coach (Rauch foi o braço direito de Al após deixar o cargo de Head Coach) a equipe chegou a 3 finais da AFL (ou AFC) vencendo uma e perdendo as outras para Chiefs e Jets, que venceram o Superbowl. No Superbowl II os Raiders acabou perdendo para o Green Bay Packers do Lendário Vince Lombardi.
Em 1969 o então Head Coach John Rauch deixou o cargo e Al Davis colocou o treinador de Linebackers em seu lugar, era ninguém menos que John Madden, que treinou a equipe até 1978, Madden foi o técnico mais novo a conseguir 100 vitórias em sua carreira, ao obteve 112 vitórias em 151 jogos (mais de 70% de aproveitamento) e venceu o Superbowl 6.
Mesmo após Madden os Raiders se mantiveram no topo, chegando a vencer outros dois Superbowls , em 1980 e 1983, boa parte disso veio por conta da grande forma de Davis motivar a equipe, sempre assistia os jogos das laterais com seu agasalho esportivo branco e seus óculos escuros, Davis teve frases que marcam a história de Oakland até hoje, como "Commitment to Excellence" e "Just Win Baby".

Davis acompanhava todos os treinos e jogos dos Raiders, mesmo com a idade o prejudicando ele continuava com o ritual, com a ajuda de cadeira de rodas ou um andador.

Papel Maléfico e Rivalidade com Pete Rozelle
Muitos viam Davis e os Raiders como sujos, o que era em parte verdade, Davis procurava a vencer a todo custo e montou um Oakland Raiders com essa ideologia, era um time agressivo e com jogadores que jogavam sujo, Davis gostava desse papel, era provocador e se meteu em vários problemas judiciais com a NFL e com uma grande rivalidade com Pete Rozelle.
Nos esportes ao redor do mundo tivemos grandes rivalidades, na NBA tivemos Larry Bird e Magic Johnson, na Fórmula 1 tivemos Alain Prost e Ayrton Senna, no caso da NFL tivemos Pete Rozelle e Al Davis fora dos gramados.Ambos nunca se gostaram, depois da fusão AFL-NFL Pete Rozelle "passou a perna" em Al Davis e ficou como o único comissário da NFL, Rozelle fez história e ajudou
muito a liga a ser essa potência, mas Al Davis ajudou muito na parte do jogo, onde os Raiders eram o time que todo mundo queria ver jogar.
A briga entre os dois se intensificou nos anos 80 quando Davis tentou mudar os Raiders para Los Angeles, Rozelle o impediu, Davis além de processar a liga venceu o Superbowl da temporada e fez Pete Rozelle entregar o troféu com o maior desgosto para aquele que o processou. Em 1982 a corte determinou que os Raiders poderiam se mudar para Los Angeles,e advinha quem venceu o Superbowl daquele ano? Os Raiders novamente, para a raiva de Rozelle.
Essas constantes brigas deixaram Davis e os Raiders com um caráter maléfico maior ainda, conhecido por ter um time agressivo e cheio de valentões de cara feia, Davis chegou até a ganhar o apelido "The Godfather" por conta de seus polêmicos discursos.
Na foto acima temos Al Davis na entrevista após a vitória do Superbowl 13, onde ele roubou os holofotes e marcou a frase "Just Win Baby", no canto direito temos Rozelle com uma cara de quem comprou briga com o cara errado, mas para ser sincero, por mais que não se gostavam, ambos ajudaram muito para a NFL ser o que é hoje...
O lado de Davis que ninguém admirava
Apesar de Al Davis ter todo esse papel maléfico, ele tinha seu lado bom, Davis acreditava em jogadores que ninguém acreditava, ele dava chances a todos e foi por isso que ele montou uma das maiores equipes da NFL, ele contratou Art Shell o primeiro Head Coach negro em toda história da NFL e contratou o primeiro Head Coach de ascendência Latina, Tom Flores, Flores e Davis venceram dois Superbowls.
Davis tinha o espírito da liderança junto contigo, jogadores que passaram pelos Raiders diziam que quando Davis aparecia no treino, a energia e o aspecto dos jogadores mudava, o ambiente ficava serio e focado em seu trabalho, era o "Commitment to Excellence " que Davis tanto falava...
A queda dos Raiders e a morte de Al Davis
Assim como todo grande império, o império dos Raiders na NFL caiu há 12 anos, após a último Superbowl que a equipe disputou em 2003, os Raiders não conseguem uma vaga nos Playoffs de la pra cá, dentre essas 13 temporadas sem playoffs, 8 delas tiveram campanhas com mais de 10 derrotas, sendo que das 8, 7 foram consecutivas (2003-2009). O legado Davis estava em queda livre, seu estilo de administração não estava funcionando, com várias escolhas de Draft mal aproveitadas e uma interminavel troca de treinadores, Al Davis era criticado pela mídia por não estar mais nas condições de administrar a equipe após erros como a escolha de JaMarcus Russell no Draft de 2007, a frase "Just Win Baby" era motivo de criticas a Davis.Os Raiders estão tentando se reerguer até os dias de hoje, a temporada em que a equipe chegou mais perto dos Playoffs foi a de 2011, onde terminou com um recorde de 8 vitórias e 8 derrotas.
Al Davis morreu no dia 8 de agosto de 2011 por conta de problemas do coração e um câncer de pele, no fim de sua vida era visível as dificuldades de Davis, mas ele sempre manteve-se o mesmo e trabalhou até os últimos dias de existência.
                               
Mesmo com dificuldades para andar e respirar, Al Davis assistia todos os jogos dos Raiders nas Sidelines do campo.
"O Décimo Primeiro Homem"
No dia que sucedeu a morte de Al Davis, os Raiders jogaram contra o Houston Texans pela week 5 da temporada regular.
Num jogo complicado, os Raiders conseguiram virar a partida no último quarto, porém um TouchDown traria a vitória para os Texans, na última jogada da partida os Raiders conseguiram a vitória histórica, o curioso foi que a defesa dos Raiders estava com um jogador a menos naquela jogada e todos dizem que Al Davis era o jogador que faltava, por isso o apelido "The 11th Man" para essa histórica jogada.













domingo, 8 de fevereiro de 2015

Trocas de técnicos da NFL!!!

Boa Tarde e bem vindos todos ao Jornal NFL!!!
É o primeiro de sofridos finais de semana sem a NFL, porém a bola oval não parou, muito pelo conrário, equipes correm atrás de novos técnicos para a próxima temporada, vamos então as trocas de técnicos até agora:

Atlanta Falcons
Após ter demitido Mike Smith do cargo de Head Coach, os Falcons anunciaram que Dan Quinn será o sucessor de Smith no cargo, Quinn teve anos espetaculares sob o comando da defesa dos Seahawks, montando a famosa "Legion of Boom" e ajudando a equipe a chegar a dois Superbowls seguidos e vencer 1 deles.

Buffalo Bills
Os Bills contrataram Rex Ryan para o cargo de Head Coach após Doug Marrone ter escolhido não renovar seu contrato com a franquia. Ryan anunciou que vai levar os Bills de volta para o lugar onde eles merecem, porém ele terá o mesmo problema que teve com os Jets, a posição de Quarterback é uma incógnita para os Bills após Kyle Orton anunciar a sua aposentadoria, os Bills perderam muitas escolhas importantes no Draft para conseguir Sammy Watkins ano passado, Buffalo pode negociar uma escolha no Draft desse ano para conseguir um bom Quarterback, pode tentar a Free Agency ou o mais arriscado no momento, botar o ataque da franquia  novamente nas mãos de E.J Manuel.

Chicago Bears
O Bears passa por um momento de reformulação, para ocupar o cargo de Marc Trestman a equipe contratou John Fox, Fox teve ótima passagem pelo Denver Broncos, reerguendo a equipe de uma crise e levando a equipe a disputar o Superbowl no ano passado. Além de Fox, os Bears também contrataram Adam Gase (Também ex-Broncos) para o cargo de Coordenador ofensivo e Vic Fangio para a posição de coordenador defensivo.

Denver Broncos
Os Broncos contraram Gary Kubiak para o cargo de Head Coach. Kubiak volta a ser um Head Coach após 1 temporada como coordenador ofensivo do Baltmore Ravens. Já nos Broncos ele contratou Rick Dennison para ser seu coordenador ofensivo.

San Francisco 49'Ers
Os Niners decidiram promover o coordenador defensivo Jim Tomsula para o cargo de Head Coach, para ocupar sua vaga na defesa os Niners contrataram Eric Mangini e esperam contratar Geep Chryst para a posição de coordenador Ofensivo.

New York Jets
Após Rex Ryan deixar o cargo de Head Coach depois de quase 6 temporadas, os Jets contrataram Todd Bowles para o cargo principal. Bowles teve boa passagem pelo Arizona Cardinals, ajudando a levar a equipe para os Playoffs.

Oakland Raiders
Os Raiders optaram por não continuar com Tony Sparano para a próxima temporada, a equipe contratou Jack Del Rio para o cargo de Head Coach

Cleveland  Browns
Os Browns anunciaram que John DeFilippo será seu novo coordenador ofensivo, DeFilippo era treinador de Quarterbacks do Oakland Raiders e foi contratado com seu ótimo trabalho com o Novato Derek Carr. Agora a função dele é com outro novato, o badalado Johnny Manziel.

Washington Redskins
Os Redskins contraram Bill Callahan para a posição de treinador da linha ofensiva, Callahan vai voltar a trabalhar com um Gruden, como foi nos Raiders no início dos anos 2000, onde Callahan era o coordenador ofensivo e Jon Gruden o Head Coach, agora Callahan vai trabalhar com Jay Gruden, o irmão de Jon.

Bill Callahan tem história na NFL, levou os Raiders para o último Superbowl,perdendo para os Buccanears. Callahan também é conhecido por uma relação forte com Jon Gruden, onde nos Raiders foi seu sucessor como Head Coach e perdeu o Superbowl para os Bucs do mesmo Jon. O mais curioso é que Callahan usou naquele Superbowl o mesmo livro de jogadas que Gruden costumava usar quando era técnico em Oakland.
O post vai ficando por aqui!!! Nessa semana sairá também o post com melhores jogadores que estarão disponiveis na Free Agency, fique ligado!!!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Patriots 28x24 Seahawks

Boa Tarde e bem vindos todos ao Jornal NFL!!!!
Numa brilhante temporada que resultou num dos melhores Superbowls de toda a história, os Patriots conseguem o feito após quase 11 anos de espera, desde 2004 a equipe não levantava o Lombardi Trophy, e acabou batendo na trave em 2007 e em 2012.
E o jogo foi feito e definido na base dos erros, veremos as fases do jogo:
O começo do Superbowl foi a base dos Punts, ambos ataques não produziam muito e não chegavam perto nem da região onde poderiam tentar um Field Goal,mesmo com uma interceptação de Jeremy Lane que acabou resultando na lesão do jogador, o ataque dos Seahawks estava muito abaixo do esperado, os Patriots porém, comecaram a furar a Legion of Boom e a controlar o relógio, até a metade do segundo quarto os Patriots venciam por 14 a 0.
E foi ai em que a estrela de Russel Wilson começou a brilhar, em jogadas rápidas combinando passes longos  para a revelação Chris Matthews e com as corridas explosivas de Marshawn Lynch, os Seahawks conseguiram empatar ainda antes do Half Time.
A primeira interceptação da partida não serviu muito para os Seahawks que não souberam a aproveitar, e pior, acabaram com a lesão do CornerBack Jeremy Lane, na forte imagem acima onde mostra o braço direito do jogador quebrado.

Após o badalado show da Katy Perry com uma pequena aparição de Lenny Kravitz, os Seahawks voltaram a ser os Seahawks de 2013-2014, abrindo 10 pontos de vantagem em cima de New England e ainda interceptando Tom Brady mais uma vez. Bill Bellichick percebeu então duas coisas cruciais para vencer a secundária dos Seahawks, fazendo rotas com a direção para o lado de fora do campo para evitar os Line Backers (as duas interceptações de Brady foram em passes com rotas pelo meio) e inverter a posição dos Recebedores, de forma que Richard Sherman não marcaria Julian Edelman, e sim Brandon LaFell, o que contribuiu ainda mais foi de que os Seahawks usaram uma marcação individual para Gronkowski, o que não deu resultado nenhum, pois é muito dificil de parar uma máquina de mais de 110 quilos como o camisa 87.
E foi com essa formula que o ataque dos Patriots foi pra cima e virou a partida, além disso a defesa também se mostrou importantantíssima, pressionando  Russel Wilson e impedindo Marshawn Lynch de usar o Beast Mode, nos últimos 2 minutos os Patriots com a calma de Tom Brady (algo que lembrou muito o Joe "Cool" Montana) marcou dois Touchdowns e levou os Patriots a uma diferença de 4 pontos.Os Seahawks chegaram pertinho, mas perderam por um erro bobo, que poderia ter sido evitado e a história seria outra... com dois grandes passes para colocar os Seahawks na RedZone (um deles contando com a espetacular recepção de Jermaine Kearse) faltando 1 jarda para a glória do Bicampeonato, os Seahawks decidem lançar a bola ao invés de usar um dos melhores Runningbacks da liga, e pagou caro por isso, o calouro Malcom  Butler leu os olhos de Wilson e interceptou o passe que ia na direção de Ricardo Lockette e o estádio foi ao delírio com o lance que encerraria a seca de 10 anos sem superbowl dos Patriots. Para os Seahawks, é a falta de inteligência, pois com 30 segundos no relógio e 2 tempos, a equipe poderia ter muito bem tentado pelo menos 3 corridas de Lynch.
O lance que sagrou o tetra dos Patriots, o calouro Butler interceptando Ricardo Lockette, bem na EndZone,a emoção foi tamanha que causou alvoroço nas últimas jogadas de Tom Brady, onde chegou a ter uma briga feia.
DADOS DOS JOGADORES:
QB-Russel Wilson (SEA)-12/21 passes completados-247 Jardas-2 TDs-1 INT
QB-Tom Brady (NE)-37/50-328 Jardas-4 TDs-2 INT - SUPERBOWL MVP
RB-Marshawn Lynch (SEA)-24 Corridas-102 Jardas-1 TD
RB-LeGarrette Blount (NE)-14 Corridas-40 Jardas
WR-Chris Matthews (SEA)-4 recepções-109 Jardas-1 TD
WR-Julian Edelman (NE)-9 Recepções-109 Jardas- 1 TD