Luciano passou mal enquanto viajava para Uberlândia para transmitir o jogo entre Corinthians e Atlético MG pelo campeonato brasileiro. quando chegou foi direto para o hospital mas não resistiu.
Luciano não narrou somente futebol, como também a formula um e formula Indy, onde acompanhou a era de Emerson Fittipaldi, mas também narrou Vôlei, onde usando suas técnicas de empresário conseguiu realizar um jogo entre Brasil e União Soviética no maracanã, com mais de 112 mil pessoas assitindo, sem falar que com sua ousadia ele trouxe também o Futebol Americano, fazendo o esporte crescer até hoje.
Luciano contou em uma entrevista para a ESPN em setembro de 2013 como foi o seu primeiro contato com a bola oval.
Na entrevista ele conta que com ajuda do professor Mazzei, que era preparador físico do Santos F.C na época e ajudou a levar Pelé para jogar nos EUA, introduziu o Futebol Americano para Do Valle, que relevava a ideia e dizia que era uma barbária.
Porém com muita insistencia de Mazzei, ele conseguiu levar Luciano para ver o New York Giants no antigo Meadowlands Stadium, apartir dalí Luciano do Valle ficou abismado com toda a infraestrutura do esporte, para poder abrigar e aquecer 90 jogadores de uma única vez, e achou tudo fantástico, Luciano então pensou em mostrar ao Brasil um pouco sobre o Futebol Americano e sua magia. Na década de 80 a NFL comecou a ser narrada no Brasil por Luciano do Valle, o que era considerado por muitos uma ideia louca e estúpida de Do Valle, é considerada até hoje uma mudança esportiva radicalnas transmissões televisivas, num país onde o Futebol era praticamente o único esporte. ( vale lembrar que Do Valle também trouxe a NBA e a Fórmula Indy)
Tanto o Futebol Americano, quanto a NBA e a Indy ganharam fama graças ao trabalho desenvolvido na Band. A audiência era bastante significativa. Com a NFL, o Superbowl ocupava o terceiro lugar na audiência nacional, vale lembrar que na época o campeão era o Washington Redskins, treinado pelo lendário Joe Gibbs, e mais tarde viriam Elway e Marino e a NFL tinha sua era de Ouro.
E a introdução do esporte feita por Luciano do Valle não parou por ali, com a chegada da ESPN nos anos 90 o esporte ganhou mais força aqui no Brasil, assim como a NBA, a formula Indy e a Major League Baseball.
E para terminar esse post em homenagem a um dos mais ousados, revolucionários e talentosos ícones da televisão brasileira, faltei falar que Luciano do Valle inspirou muita gente que hoje esta ai narrando, comentando e assitindo a NFL, como é o caso de Everaldo Marques ( narrador da ESPN) disse hoje a tarde o quão importante foi Luciano do Valle foi para sua carreira, sendo inspiração para sua narração de hoje. E por causa de Luciano do Valle, meu professor de Ciências se apaixonou pela NFL em 1982 e pelos Redskins, no qual torce e acompanha até hoje.
E por hoje é só pessoal, fecho o post de hoje com a frase de Luciano do Valle sobre a NFL no fim da entrevista para a ESPN em 2013( o link para a entrevista está aqui: espn.uol.com.br/noticia/404768_morre-o-locutor-esportivo-luciano-do-valle )
E a frase de Luciano é a seguinte: " Eu transmitia o Orange Bowl ( evento do futebol americano universitário) e quando eu voltava eu percebia que quem assistia dizia que era maravilhoso! E ta emplacado até hoje o Futebol Americano, e ainda vai crescer mais no Brasil, muito mais!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário