sábado, 19 de abril de 2014

Luciano do Valle

Boa Noite bem vindos todos ao Jornal NFL
    
Luciano passou mal enquanto viajava para Uberlândia para transmitir o jogo entre Corinthians e Atlético MG pelo campeonato brasileiro. quando chegou foi direto para o hospital mas não resistiu.
            
Hoje num sabado de Páscoa, perdemos Luciano do Valle, um grande nome da televisão brasileira que certamente fará muita falta para todos.
Luciano não narrou somente futebol, como também a formula um e formula Indy, onde acompanhou a era de Emerson Fittipaldi, mas também narrou Vôlei, onde usando suas técnicas  de empresário conseguiu realizar um jogo entre Brasil e União Soviética no maracanã, com mais de 112 mil pessoas assitindo, sem falar que com sua ousadia ele trouxe também o Futebol Americano, fazendo o esporte crescer até hoje.
Luciano contou em uma entrevista para a ESPN em setembro de 2013 como foi o seu primeiro contato com a bola oval.
Na entrevista ele conta que com ajuda do professor Mazzei, que era preparador físico do Santos F.C na época e ajudou a levar Pelé para jogar nos EUA, introduziu o Futebol Americano para Do Valle, que relevava a ideia e dizia que era uma barbária.
Porém com muita insistencia de Mazzei, ele conseguiu levar Luciano para ver o New York Giants no antigo Meadowlands Stadium, apartir dalí Luciano do Valle ficou abismado com toda a infraestrutura do esporte, para poder abrigar e aquecer 90 jogadores de uma única vez, e achou tudo fantástico, Luciano então pensou em mostrar ao Brasil um pouco sobre o Futebol Americano e sua  magia. Na década de 80 a NFL comecou a ser narrada no Brasil por Luciano do Valle, o que era considerado por muitos uma ideia louca e estúpida de Do Valle, é considerada até hoje uma mudança esportiva radicalnas transmissões televisivas, num país onde o Futebol era praticamente o único esporte. ( vale lembrar que Do Valle também trouxe a NBA e a Fórmula Indy)
Tanto o Futebol Americano, quanto a NBA e a Indy ganharam fama graças ao trabalho desenvolvido na Band. A audiência era bastante significativa. Com a NFL, o Superbowl ocupava o terceiro lugar na audiência nacional, vale lembrar que na época o campeão era  o Washington Redskins, treinado pelo lendário Joe Gibbs, e mais tarde viriam Elway e Marino e a NFL tinha sua era de Ouro.
E a introdução do esporte feita por Luciano do Valle não parou por ali, com a chegada da ESPN nos anos 90 o esporte ganhou mais força aqui no Brasil, assim como a NBA, a formula Indy e a Major League Baseball.
E para terminar esse post em homenagem a um dos mais ousados, revolucionários e talentosos ícones da televisão brasileira, faltei falar que Luciano do Valle inspirou muita gente que  hoje esta ai narrando, comentando e assitindo a NFL, como é o caso de Everaldo Marques ( narrador da ESPN) disse hoje a tarde o quão importante foi Luciano do Valle foi para sua carreira, sendo inspiração para sua narração de hoje. E por causa de Luciano do Valle, meu professor de Ciências se apaixonou pela NFL em 1982 e pelos Redskins, no qual torce e acompanha até hoje.
E por hoje é só pessoal, fecho o post de hoje com a frase de Luciano do Valle sobre a NFL no fim da entrevista para a ESPN em 2013( o link para a entrevista está aqui:  espn.uol.com.br/noticia/404768_morre-o-locutor-esportivo-luciano-do-valle )
E a frase de Luciano é a seguinte: " Eu transmitia o Orange Bowl ( evento do futebol americano universitário) e quando eu voltava eu percebia que quem assistia dizia que era maravilhoso! E  ta emplacado até hoje o Futebol Americano, e ainda vai crescer mais no Brasil, muito mais!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário