sexta-feira, 4 de abril de 2014

Histórias da NFL: Draft de 1983

Boa Tarde e bem vindos todos ao Jornal NFL!!!
Iniciando a serie de posts sobre emocionantes acontecimentos na NFL, e já que estamos em época de especulação e de ansiedade para o draft que ocorrerá daqui a 1 mês, vamos falar sobre o melhor Draft que a NFL já teve, que resultou  em filme ainda por cima!!! e é sobre esses 3 QuarterBacks o grande foco do Draft daquele ano
acima na foto estão Jim Kelly na esquerda, John Elway no meio e Dan Marino na direita, esses três QuarterBacks são lendas da NFL e foram os protagonistas do Draft de 83.
Naquele ano a NFL sofria com problemas ao seu redor, a USFL ( United States Football League) que foi criada para concorrer com a NFL estava crescendo e tirando vários jogadores da NFL,se não bastasse havia também problemas internos como o de  Al Davis (dono do Los Angeles Raiders na época )  que queria mudar seu time de cidade contra a vontade da NFL, e pretendia processar a liga por não poder fazer o que pretendia.
Mas vamos então as escolhas:
Logo na primeira escolha já temos uma lenda presente, o Baltmore Colts escolheu John Elway, e já tivemos a primeira confusão pois Elway não queria de jeito nenhum jogar pelos Colts ( contrariando o desejo de Bob Irsay, dono do Colts na época, que queria Elway a todo custo, sem falar que Irsay queria mudar seu time de cidade, e estava pressionado para não fazer o feito).
Elway preferiu jogar Beiseball pelo New York Yankees, porém ele também nao jogou por lá, porém isso só foi possível de saber 2 escolhas depois.
E foi na 4ª escolha que a história mudou, tudo mudou quando o  Denver Broncos escolheu o Guard Chris Hinton , e então voltamos a questão que envolvia John Elway, os Broncos fizeram uma troca com os Colts entre Hinton e Elway,  no fim da 1ª rodada do Draft, Elway então concordou e aceitou jogar pelo time do Colorado. Até os dias de hoje Elway ainda tem vinculo com os Broncos, atualmente como diretor, foi ele quem apostou em Peyton Manning quando todos não queriam tê-lo após péssima temporada pelos Colts ( time que Elway se recusou a jogar e onde Manning foi e é ídolo), e essa contratação gerou 2 classificações para playoffs com uma disputa de superbowl em 2 temporadas.
O destino de Elway já tinha sido traçado, faltava ainda Marino, que era o 2º mais esperado, todos acharam que o QB de Pittsburgh seria escolhido logo na sétima escolha, porém o Kansas City Chiefs preferiu ficar com o QB Todd Blackledge ( mal eles sabiam o erro que estavam comentendo, Blackledge não teve boas temporadas e encerrou sua carreira após 7 temporadas).
Passadas 7 escolhas e outra lenda da NFL tinha sido escolhida, Jim Kelly era selecionado pelo Buffalo Bills, porém Kelly ( assim como Elway) não quis jogar pelos Bills, o motivo? O QB vinha da florida e não queria jogar em lugares frios ( no filme que conta a história do Draft de 83, Kelly diz em seu depoimento que comemorou quando não foi escolhido pelos Bills na 12ª escolha, porém o choro veio logo depois) Kelly então foi jogar na USFL. O torcedor dos Bills na época deveria estar arrasado, mas essa tristeza durou apenas 3 anos, em 86, Kelly foi para os Bills e ficou 10 anos, chegando a 4 Superbowls seguidos ( 1990,91,92,93 e 94) e consagrando-se ídolo dos Bills e membro do Hall da Fama da NFL.
Uma escolha depois, na 15ª, o Patriots escolheu o QB Tony Eason, contra a vontade do treinador dos Pats na época, que queria Elway pois dizia que Eason era muito fraco e não aguentaria os trancos. isso se concretizou depois que Eason sofreu uma grave lesão e teve que se aposentar após 8 temporadas.
na 21ª escolha volta Dan Marino, que era muito especulado para jogar no time de sua cidade natal, o Pittsburgh Steelers, pois o membro do hall da fama Terry Bradshaw estava para se aposentar, e precisava de um QB reserva à altura.
Os Steelers foram teimosos e manteram Bradshaw e escolheram o defensor Gabriel Rivera, e sofreram com as consequências, Bradshaw encerrou a carreira no meio da temporada de 83-84 com uma lesão no cotovelo, e Gabriel Rivera jogou apenas 6 jogos e sofreu um grave acidente de carro, ficando paraplégico.
Na 24ª escolha lá estava Marino de novo, porém o New York Jets escolheu o QB Ken O'Brien, que teve bons números em suas 11 temporadas (128 passes para TD e um total de 25mil jardas), mas não chega nem perto de Marino, Elway ou Kelly.
Duas escolhas depois, o Los Angeles Raiders escolheu o Center Don Mosebar, que virou membro do Hall da fama e foi campeão na temporada 83-84 com os Raiders. Mosebar não era o alvo principal de Al Davis, e sim Marino, porém os Raiders careciam de uma proteção maior para o QuarterBack.
E enfim chegamos ao X da questão... na 27ª escolha do Draft de 1983, o Miami Dolphins escolheu Dan Marino, o que era fora do comum pois Marino era esperado de ser escolhido por um dos primeiros times. Mas mesmo assim  ele foi o melhor entre os 3 QuarterBacks esperados ( John Elway e Jim Kelly) mas até hoje temos  a discussão de quem foi melhor, se foi Elway ou Marino (Kelly também se destacou, mas não chega a disputar com os outros 2), porém nunca vamos saber com certeza...
Naquela temporada de 83-84 Marino e Elway chegaram aos playoffs, Elway foi ao playoffs vencendo o Baltmore Colts, que depois daquele jogo era eliminado e poucas semanas depois o time sem dar explicações se muda para Indianapolis da noite para o dia.
Dan Marino e  John Elway são protagonistas do filme sobre esse draft que foi feito pela ESPN na serie de filmes 30 for 30. o Draft de 83 foi também o draft que teve mais QuarterBacks escolhidos em uma 1ª rodada.
Para terminar segue aqui o link para o filme 30 for 30: from Elway to Marino , que conta historia de toda essa 1ª rodada do draft de 1983.
https://www.youtube.com/watch?v=3t-HkEWAwOo
Espero que tenham gostado e fique ligado para mais posts!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário