domingo, 27 de julho de 2014

Histórias da NFL: Pete Rozelle

Boa Tarde e bem vindos todos ao jornal NFL!!!
Muitos amantes da NFL (me incluo nisso) não sabem, mas devemos muito a agradecer Pete Rozelle, se não fosse por ele, talvez o futebol americano estaria longe de ter a dimensão que tem hoje, em suas três décadas como comissário da NFL ele fez coisas espetaculares que fizeram da NFL o que ela é hoje.
Rozelle foi eleito Comissário da NFL em 1960, numa epoca onde havia apenas doze equipes na liga e uma constante disputa de audiência na televisão com a AFL, que tinha como comissário Al Davis ( que também foi dono do Oakland Raiders).
A NFL estava com sérios problemas quando Rozelle assumiu o cargo, a AFL estava contratando várias estrelas da NFL (Mike Ditka, Roman Gabriel e John Brodie) sem falar na lenda Joe Namath, que já fazia parte da liga, sem falar que a AFL estava com varios contratos televisivos.
E foi ai que Rozelle entrou em cena, para ele o esporte era mais que um jogo, era um espetáculo por completo, e queria tornar a liga financeiramente rentável, por isso a ideia da fusão com a AFL
                                           
Na foto vemos Rozelle com duas bolas representando as duas ligas que se fundiram

E não parou por ai, Rozelle convenceu as equipes a não fecharem contratos exclusivos com as emissoras de TV, para que os times trabalhem em conjunto quanto a isso, o que chegou a triplicar os direitos de transmissão (detalhe para o nosso futebol, onde os times do campeonato brasileiro negociam sozinhos com as emissoras, fica a dica para a CBF...)
Em 1966 Pete Rozelle ajudou a aumentar ainda mais os lucros da NFL, criando o SuperBowl, que tem direitos de transmissão valiosíssimos  e que nos dias de hoje, perde apenas para a copa do mundo em gerar renda com transimissao, detalhe para a copa do mundo que acontece de 4 em 4 anos e são 62 jogos, enquanto o SuperBowl é anual e é apenas um jogo


Na foto vemos Pete Rozelle ( esquerda) entregando o troféu para outra lenda da NFL Vince Lombardi ( direita) que deu o nome ao troféu, no SuperBowl I, vencido pelo Green Bay Packers em Los Angeles.

O Legado de Rozelle aumentou em 1970, quando ele  fechou contrato com a ABC para comecar a transmitir o Monday Night Football.
Mas a vida do maior comissário da NFL também teve momentos complicados, e foi na decada de 80 que comecou uma richa entre Al Davis ( o antigo comissário da AFL e na época dono dos Raiders) pressionava a NFL por querer se mudar pra Los Angeles, o que fez vários donos de equipes também quererem mudar de cidade. Davis venceu no tribunal, mudou a franquia para L.A e venceu o Superbowl de 81, sem falar na influencia que deu as equipes para que elas também mudem de cidade, como foi o exemplo dos Colts em 84, também havia naquela época a insistencia da USFL, criada a pouco tempo e era uma concorrência que estava comecando a incomodar. ( vale lembrar que a USFL tirou algumas estrelas que fizeram depois sucesso na NFL como por exemplo Jim Kelly).
Rozelle manteve a forte postura e a NFL que nos anos 80 contava com várias estrelas como Dan Marino, John Elway, Joe Montana, e muitos outros ajudaram a fazer a decada de 80 uma ótima decada para a NFL.
Pete Rozelle deixou o cargo em 1989, após 29 anos de trabalho, ele duplicou o número de equipes e quadruplicou a fama da bola oval, fazendo a NFL a potência que vemos hoje.
Rozelle morreu em 1996 por causa de um câncer no cérebro. No SuperBowl em 1997 entre Packers X Patriots havia uma homenagem ao grande comissário da NFL, falta dizer também que há o trofeu Pete Rozelle, que parabeniza o MVP do SuperBowl ( o melhor jogador do SuperBowl).
                             
O Capacete dos Packers com o logo da NFL e a assinatura de Pete Rozelle no SuperBowl 31 em New Orleans.
No SuperBowl com a grande homenagem a Pete Rozelle, vimos o time que ele entregou seu primeiro troféu sair vitorioso, Brett Favre liderou os Packers para bater o Patriots de Drew Bledsoe e levar o troféu pra casa, vale lembrar que quem saiu com o Pete Rozelle trophy daquele jogo foi o WR Desmond Howard.
Eu falei sobre Luciano do Valle, um dos pioneiros do futebol americano aqui no Brasil e  Pete Rozelle foi um dos principais motivadores do esporte não só nos EUA como para colocar o esporte no mundo todo, fazendo negócios que ajudaram a liga a subir e ter a potência que tem nos dias de hoje, além do fato de ter colocado as equipes para trabalharem junto, e não como inimigas que disputam audiência, outro grande movimento que  culminou nessa grande maquina de fazer dinheiro que 



sábado, 26 de julho de 2014

ESPN + vai transmitir a CFL

Boa noite e bem vindos todos ao Jornal NFL!!!
Há menos de 50 dias para o inicio da temporada 2014-2015 da NFL, quem ainda acha que falta muito e quer matar a saudade da bola oval, boa noticia para você!!! a ESPN + vai começar a transmitir alguns jogos da CFL ( Canadian Football League) e hoje as 11 da noite, Rômulo Mendonça e Paulo Mancha entram em campo pra narrar e comentar Toronto Argonauts X Saskatchewan RoughRiders.

Os RoughRiders ( de branco e verde) jogarão em casa e são os atuais campeões da Grey Cup ( o SuperBowl da CFL) contra os Argonauts ( de azul marinho)

E o jogo é um pouco diferente do que você costuma ver na NFL e na NCAA, na CFL temos 12 jogadores pra cada lado e na NFL e na NCAA temos 11, o campo tem 110 jardas na CFL, enquanto na NFL e na NCAA temos apenas 100 jardas, as Endzones na CFL tem 20 jardas com as goalpoasts posicionadas  no começo da Endzone, enquanto na NFL e na NCAA as Endzones tem 10 jardas com suas goalposts posicionadas no fim.
a diferença nas regras do jogo vem no número de tentativas ( ou Downs) que cada equipe tem quando está atacando, na NFL e na NCAA temos 4 tentativas, porém na CFL temos apenas 3, o que deixa o jogo mais dinâmico e o jogo aéreo muito  frequente,tanto que a bola é menor do que a da NFL e da NCAA.
O post vai terminando por aqui, gostou da CFL? então vai assistir o jogo hoje!! 11 da noite na ESPN+ tem Toronto Argonauts X Saskatchewan RoughRiders!!!
 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

San Francisco 49'Ers inaugura novo estádio e Rice Jr fecha com os Redskins

Boa Noite e bem vindos todos ao Jornal NFL
Na quinta feira dia 17 de Julho de 2014 foi inaugurado o mais novo estádio do San Francisco 49'Ers, o Levi's Stadium


O estádio tem capacidade para 69 mil pessoas e pode ser expandido para até 75 mil pessoas, será também a casa do Superbowl 50, em 2016.

O Levi's Stadium  fica na cidade de Santa Clara na Califórnia e  terá seu primeiro jogo entre 49'Ers X Broncos já nessa pré temporada. Há também a possibilidade do San José Earthquakes ( da Major League Soccer) e do Oakland Raiders mandarem seus jogos por lá também.
O antigo estádio que era usado pelos Niners, o histórico Candlestick Park, teve seu ultimo jogo entre 49'Ers X Falcons pela temporada regular no ano passado certo? Errado, um jogo final do Candlestick, que foi apelidado de Candlestick Finale, ocorreu no ultimo dia 12 de julho, e teve uma disputa entre Dan Marino e Joe Montana, eles ja haviam se enfrentado no superbowl  19 no Stanford University Stadium e foi vencido por Montana e os Niners.
As fotos desse jogo das estrelas você pode encontrar aqui: http://www.49ers.com/news/article-2/Eddie-DeBartolo-Jr-Catches-Candlestick%E2%80%99s-Last-TD/6a6de981-b103-4ac9-adb7-54002296f226#start

Também falando dos Niners, vamos falar um pouco dessa pré temporada que vem cheia de contratações, o filho de um dos maiores idolos dos 49'Ers, o também WR como o pai, Jerry Rice Jr recentemente fechou contrato com o Washington Redskins. Rice Jr que jogou pelas universidades de UCLA e UNLV não foi draftado, porém fez testes no Baltmore Ravens e no time onde o pai se consagrou, o próprio 49'Ers, os Redskins cortaram do elenco o CornerBack Blake Sailors para poderem contar com Rice Jr
Porém  Jerry Rice Jr não terá vida facil no time da capital, os Redskins contam com um corpo de recebedores que tem Pierre Garcon, o recém contratado DeSean Jackson, Fred Davis e agora Rice Jr.
jerry Rice Jr ( a esquerda) e seu pai, um dos maiores Wide Receivers da história da NFL, Jerry Rice.


Desejamos boa sorte ao estrante da NFL, se você quiser pode conferir os filhos de jogadores da NFL que também trilharam os caminhos de seus antecessores geneálogicos aqui: http://nflsemana.blogspot.com.br/2014/05/historias-da-nfl-as-familias-da-nfl.html 
O post vai terminando por aqui, fique ligado para mais noticias!!!!